sexta-feira, 1 de abril de 2011

HISTÓRIA DO HAPKIDO



Observação:
Traçar a história do Hapkido não é uma tarefa fácil, pois há influências de Mestres e praticantes que tentam favorecer determinados estilos e ginásios, portanto tentamos mostrar a trajectória do Hapkido da forma mais imparcial possível.


Período Pré Hapkido

Antigamente, a região da Coréia era dividida em três partes: Silla, Koguryo e Paekche. SILLA que era a mais adiantada das três, por isso, foi lá onde começou uma infiltração cultural de origem budista.
O SILLA era liderado pelo general KIM YU SIN que formou um grupo chamado HWA RANG-DO, que tinha por finalidade unir as três partes.
O HWA RANG-DO era um grupo de jovens doutrinistas que praticavam um certo tipo de defesa, fanaticamente, com a finalidade de conseguir essa união e tinham como lema:

- Amar a pátria;
- Confraternização mútua;
- Não recuar um só passo na luta;
- Respeitar os pais;
- Ajudar os fracos;

Com essa filosofia desenvolveram se algumas artes marciais que foram o responsáveis pelo engrandecimento da civilização de SILLA durante todos os anos de sua existência.
Começa aí o império Kório (Coréia). Naquela época, se criavam e praticavam vários tipos de lutas que eram ensinadas nos exércitos, entre elas

YU-SUL

SU-BAK

Passados mais de 500 anos, o general LEE SUNG KIE fundou o império YI DO tomando o lugar do império KORIO. Mandou então matar todos os praticantes de defesa pessoal. Em conseqüência disso, os praticantes dessas lutas foram se esconder nas montanhas, alguns escapando, outros morrendo.


O Grande Mestre Choi Yong Sul



O Grande Mestre Choi Young Sul, nasceu no ano 1904 em Chung Buk, uma província Coreana, e se tornou órfão muito jovem. Foi levado para o Japão por um homem que ganhava a vida a fazer doces, que o abandonou mais tarde. Choi transformou-se numa criança de rua que mendigava para sobreviver e frequentemente se envolvia em brigas com outras crianças. Então, aos sete anos de idade foi adoptado. Conta-se que Choi não foi adoptado como filho mas sim como servo, na verdade não havendo comprovativos sobre esses factos. Constam dois nomes nos registos do Mestre Choi. O primeiro, YOSHIDA ASAO dado pela pessoa que o levou para o Japão. Posteriormente, foi registado como YOSHIDA TATUJUTU por SOKAKU TAKEDA (1860 - 1943), o 32º patriarca do Dayto – Ryu Aikijujutsu (clã japonês de Samurais). YOSHIDA (GM Choi) foi aluno de TAKEDA cerca de 30 anos, tendo como colega de treino Mestre MORIHEI UESHIBA, fundador do Aikido, daí a semelhança entre o Aikido e o Hapkido.


Década de 40 Século XX


Ao terminar a II Grande Guerra e após o fim da ocupação da Coreia pelos japoneses, Yoshida (GM Choi) retornou à Coreia, no Inverno de 1945, logo depois da morte de Sokaku Takeda, onde voltou a usar novamente o nome de CHOI YOUNG SOOL. No caminho de volta para casa em Chung – Buk, GM Choi perdeu a sua mala que continha algum dinheiro e os certificados que tinha recebido do Mestre Takeda. Novamente sem dinheiro, GM Choi foi forçado a ganhar a vida nas ruas, mas agora tinha uma família para sustentar. Após um ano vendendo bolos de arroz, ele conseguiu dinheiro suficiente para comprar alguns porcos, os quais alimentava com restos de grãos adquiridos de uma cervejaria, a Suh Brewery Company. Num belo dia durante uma das visitas matinais à cervejaria, um grupo de homens tentou roubar o seu lugar na fila de distribuição de grãos. Quando esses homens o tentaram agredir, ele tomou uma postura de defesa muito estranha. Quem o rodeava ficou sem coragem para reagir, não tendo havido então qualquer briga. Grande Mestre SUH BOK SUP, proprietário da cervejaria, testemunhou o acontecimento e mandou seu servo chamar GM Choi ao seu escritório. GM Suh era cinturão negro de Judo e ficou muito surpreso com o que acabava de assistir, perguntando a GM Choi que estilo treinava. GM Choi respondeu que tinha treinado no Japão e que a arte se chamava YAMARA. GM Suh pediu-lhe então que lhe ensinasse essa estranha arte marcial que tinha presenciado.


Surge o Termo HAPKIDO

A primeira reacção de GM Choi foi recusar o ensino. Mas depois com o receio de perder a sua cota de grão, e GM Suh oferecendo-lhe também grãos e dinheiro, acabou por aceitar o convite. Assim, passou a treinar no seu Dojang (Ginásio) privado nos escritórios da cervejaria e ensinando outros alunos. GM Choi de início chamou sua arte de YAWARA (pronuncia coreana para Jiu Jitsu) e começou a alterar a arte que tinha aprendido com o Mestre Takeda, adicionando técnicas de pontapés baixos e armas. Durante a sua vida alterou o nome da sua arte várias vezes. Entre outros nomes ele usou: YU SUL (Arte Suave), YU KWON SUL (Arte das mãos suaves). Mais tarde seu 1º aluno GM SUH BOK SUP alterou o nome para HAPKIYUKWONSUL e depois para HAPKIYUSUL. Assim GM Suh e GM Choi continuaram a treinar juntos e a fazerem demonstrações pela Coreia durante vários anos. Em 1951, GM Suh e GM Choi abriram um ginásio fora da cervejaria ao qual deram o nome de “Yu Kwon Sul Hap Ki Dojang”. Um dos estudantes graduados de Choi, Grande Mestre JI HAN JAE, alterou o sistema aprendido com o seu Mestre, colocando pontapés a nível médio, alto e com salto, dando-lhe o nome de HAPKIDO. Entretanto, o próprio GM Ji Han Jae passou o nome de HAPKIDO a seu GM Choi Young Sul ( 1904 – 1986 ) por respeito a ele. GM Ji Han Jae foi o maior divulgador do Hapkido, principalmente no ocidente, quando levou o Hapkido para o cinema e ao actuar com o lendário BRUCE LEE no filme Jogo da Morte.


Grande Mestre JI HAN JAE




Certamente, o Hapkido não seria o que é hoje sem ele. GM JI Han Jae, nasceu em Andong, Coreia do Sul, em 1936. Aos três anos de idade, sua família fugiu da Coreia, que tinha sido ocupada pelo Japão, e foram para a China. Em 1949, após a guerra, a família de GM Ji retornou à Coreia. Aos 13 anos, GM Ji mudou-se de An Dong para Taeguk para estudar, e aí começa a treinar a tempo inteiro com GM Choi. O nome que naquela altura GM Choi dava ao seu estilo era “Yu Kwon Sul”. GM Ji han Jae continua com GM Choi até 1956, ano em que termina seus estudos e regressa a An Dong, sua terra natal, tinha nessa altura 18 anos. Foi quando começou a treinar sob a orientação de um monge de nome Lee Do Sa, que lhe ensinou técnicas de armas, Tae kyon (arte marcial coreana que dava grande importância aos pontapés), Jang bong (bastão longo), Dang bong ( bastão curto) e meditação. Uma Monja ensinou-lhe durante cinco anos técnicas mentais.


Décadas 50 a 70

Em 1957, GM Ji decide tentar a sorte, e muda-se para Seul (capital da Coreia do Sul), onde abre seu primeiro Dojang (ginásio). Em 1962 a esposa do presidente da Coreia (General Park) foi assassinada, e o presidente temendo pela vida reforça a sua segurança. O ginásio de GM Ji era muito conhecido pelas técnicas letais que ensinava. GM Ji é requerido para uma demonstração pelo concelho superior militar, e imediatamente contratado pelo governo coreano, sendo instituído instrutor chefe da guarda pessoal do Presidente da Coreia (General Park Chung Hee), ficando a seu cargo o treino dos 300 guarda -costas que compunham a sua guarda.

Em 1963 GM Ji Han Jae e GM Choi Young Sool, formaram a “Korea Kido Association”, a mais antiga e prestigiada Associação de Artes Marciais Coreanas


Na época em que foi criado o Hapkido descobriram num livro japonês que os caracteres que escreviam o Hapkido eram os mesmos para o Aikido, Arte Marcial japonesa semelhante ao Hapkido e poderiam criar confusão. Mas a tentativa de mudar o nome de Hapkido para Kido não teve êxito e o nome de Kido prevaleceu apenas como nome da Federação e não como um novo nome para o Hapkido. O significado de “Hapkido” pode-se traduzir à palavra da seguinte forma:



HAP = Harmonia; KI= Energia interior; DO = Caminho Espiritual.


HAPKIDO no Ocidente


O Hapkido teve seu primeiro grande contato com o Ocidente no momento em que a Korea Hapkido Association enviou quinze de seus membros a Guerra do Vietnã para uma demonstração à tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul. Diante desse contato, professores coreanos como Mestre Lim (BA), chegaram ao Brasil no final da década de 60.Logo após Mestre Kang Byung Hak chegou em São Paulo.Alguns praticantes continuam trabalhando com o estilo dos Mestres citados, embora estes não dêm supervisão integral.Em 1971 chega oficialmente em São Paulo o Mestre Park Sung Jae, representando a Korea Hapkido Association.Ele foi trazido especialmente para dar aulas ao exército brasileiro, tendo iniciado seu trabalho no 2o GCAM90 Quitaúna. Alguns faixas pretas formados nessa época continuam treinando, ensinando ou supervisionando o trabalho de Mestre Park. Ele ainda teve passagem pelo Círculo Militar de São Paulo e várias academias na capital paulista.Em 1978 o Mestre Park Kyu Jae vem ao nosso país com a missão de continuar o trabalho de seu irmão, com um estilo mais suave e mais circular.

Grão Mestre Hong Soon Kang e a WOHF


O Grão mestre Hong Soon Kang, foi enviado ao Brasil instalando-se no Paraná, antes dele o mestre Lim na Bahia, desenvolvendo a escola Kok Sôo Hwon.

Mestre Kang desenvolveu um Hapkido completo fundando a World Olimpic Hapkido Federation, com hian(formas), ho shin sull (Torções e Imobilizações) Tchagui (chutes variados) Napo (Rolamentos e Quedas) além de técnicas de energia e armas, e criando um sistema esportivo de combate com técnicas de taekwondo e judô para competições de luta, alem de ser um sistema altamente eficiente em defesa pessoal, o sistema Olímpico de Hapkido do mestre Kang é a nova tendência do Hapkido mundial, em março de 2005 mestre Kang envia a Europa seu discípulo direto mestre Sergio Martins Kobra dos Santos Junior 6ºDan, nomea-o Presidente da European Olimpic Hapkido Federation.


Hapkido

O número de praticantes no Brasil vem crescendo bastante com destaque especial para São Paulo. Isso se deve ao trabalho desenvolvido e as bem sucedidas representações de praticantes em campeonatos internacionais.


... Essa foi um pouco da História do Hapkido, esperamos que apreciem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário